Foto: reprodução/ Facebook

A presidente da CPI da Roraima Energia, deputada Betânia Almeida (PV), acusou a empresa que comercializa energia em Roraima de superfaturamento. “Nós já temos dados que mostram que é possível reduzir a conta de energia em até 40% do valor cobrado atualmente, estamos trabalhando para reduzir a conta de luz em Roraima”, disse.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) vai investigar a atuação da Roraima Energia, empresa responsável pela geração, distribuição e comercialização de energia no Estado. É um caso único no país.

A CPI investiga as constantes oscilações, interrupções e desabastecimento de energia elétrica em Roraima, além do alto valor cobrado na faturas residenciais e comerciais.

A CPI é composta pelos deputados Betânia Almeida (PV) – presidente, Gabriel Picanço (PRB) – vice-presidente, Lenir Rodrigues (PPS) -relatora, Evangelista Siqueira (PT) e Éder Lourinho (PTC), como membros. A CPI terá prazo de 90 dias para concluir os trabalhos.

Roraima Energia

A Roraima Energia informa que até o momento não foi demandada para prestar informações, bem como não teve acesso aos estudos que embasam as conclusões divulgadas pelos membros da CPI da Energia. No entanto, as informações veiculadas não refletem o trabalho sério e técnico desenvolvido pela Roraima Energia. A Distribuidora discorda veementemente da acusação de que realiza superfaturamento. As tarifas aplicadas cumprem a legislação vigente aprovada pelo Poder Legislativo e regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Atualmente a tarifa é composta por encargos setoriais (3%), impostos (17%), custo de energia (56%) e custos de distribuição (24%) sendo esta última, a única parcela que fica com a Roraima Energia para promover a operação e manutenção de todo Sistema Elétrico de Roraima. Qualquer alteração na composição tarifária somente pode ser realizada mediante alteração das leis e regulamentos vigentes e tal medida foge à competência e gestão da Distribuidora. A Roraima Energia reafirma seu compromisso com o fiel cumprimento das regras do Setor Elétrico Brasileiro, que têm como premissa básica a modicidade tarifária e remuneração adequada dos investimentos prudentes.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here