O presidente da ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), Antônio Guedes Rangel Junior, chega nesta quinta-feira (28), a Boa Vista, para acompanhar as eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Roraima (UERR), que ocorrem durante a sexta-feira (29), nos campi da Instituição.
A ABRUEM, que tem 46 universidades associadas em 22 estados, denunciou o que chama de “quebra de preceitos democráticos e iniciativas autoritárias de intervenção em Instituições de Ensino Superior”, citando como exemplo, a tentativa de intervenção ocorrida pelo Governo do Estado em outubro passado, após o executivo decretar a suspensão das atividades do Reitor, por suspeita de fraudes em recursos públicos da instituição.
Sobre a intervenção na UERR a ABRUEM se posicionou dizendo que “A intervenção decretada pelo Governo do Estado de Roraima configura-se como uma agressão à democracia e um desrespeito aos ritos inerentes ao processo democrático, sobretudo a Universidade, por sua natureza e distinção insculpida na Constituição Federal. O respeito e observância ao devido processo legal, a garantia da ampla defesa colocam-se diametralmente em confronto com os ritos sumários e julgamentos de ocasião”, diz a nota.
A justiça determinou que o Reitor Regys Freitas fosse reconduzido ao cargo, e o Governo do Estado disse à época que respeitaria a decisão.