Aproximadamente 600 jovens são esperados para celebrarem o Dia Nacional da Juventude, em Boa Vista. O evento acontecerá neste sábado, 24, com concentração a partir das 16h30, na praça do Centro Cívico. Logo depois será realizada uma caminhada denominada “Caminhada pela paz” e em seguida haverá apresentações culturais e pronunciamento de lideranças da juventude.
O tema desta edição é “Construindo a cultura de paz” e traz como lema “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33). Um dos organizadores do evento, Marlison Ângelo, explicou que o lema está em consonância com a Campanha da Fraternidade 2018, “Fraternidade e superação da violência”. “Vamos realizar debates sobre a propagação do ódio e da intolerância nas redes sociais”, frisou.
Segundo ele, é difícil acabar com o que vem acontecendo nas redes sociais. “Mas, as vítimas da violência devem ser protagonistas na busca pela paz, para combater à violência e mostrar a importância do papel do jovem neste processo”, ressaltou Marlison, comentando que será trabalhado o ecumenismo.
Conforme Marlison, a juventude pode fazer parte da transformação social, discutindo políticas públicas e revindicando das autoridades melhoria na qualidade de vida dos jovens, participando e opinando no que deve ser votado. “Precisamos desse espaço, para que possamos participar de maneira mais efetiva”, ressaltou.
O evento contará com a participação da juventude estudantil, católica e não católica, além de famílias que também são convidadas a fazerem parte da celebração do Dia Nacional da Juventude.