Roraima terá a sua primeira ópera. O gênero artístico teatral vem acompanhado de uma orquestra sinfônica, com cenografia, vestuários e atuação.
A Companhia de Ópera de Roraima estreia este mês com o espetáculo Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo. A apresentação ocorre dia 16/11, no Teatro Municipal de Boa Vista e vai contar com quase 100 artistas, entre solistas, coralistas, bailarinos, artistas circenses, músicos, atores e atrizes.
A ideia de criar a companhia surgiu entre três profissionais, a maestrina Lilyane Lopes e os tenores Juan Alexis e David Hidalgo. Unidos pela música clássica, eles que decidiram inovar e oferecer aos roraimenses a oportunidade de apreciar e se envolver com a música erudita. A proposta é difundir a cultura entre a população e mostrar o talento dos profissionais de Roraima.
SINOPSE
A história se passa em uma província na Itália, onde uma trupe ambulante chega à cidade para se apresentar. Os aldeões correm para a praça para receber Canio, o Pagliaccio (palhaço) que anuncia uma apresentação às 23 horas. No palco, se o velho pagliaccio encontra sua esposa com outro homem, ele censura-o e até mesmo apanha para o aplauso da multidão. Mas se na vida real Nedda o traísse, o final da história não seria feliz.
Nedda, sua esposa, deseja uma vida diferente, e Silvio, seu amante, lhe suplica para abandonar sua vida infeliz e ir embora com ele na noite da apresentação da trupe. Pagliaccio descobre a traição de Nedda e a partir daí a comédia se mistura à realidade. Canio começa a sair de seu papel e passa para a vida real. Pagliaccio (Canio) suplica no palco para que Colombina (Nedda) revele o nome de seu amante Arlecchino (Beppe). Mas o que ele quer mesmo saber é o nome do amante de Nedda na vida real, que é Silvio, sentado no público.
Serviço
“Pagliacci, de Ruggero Leoncavallo” – Companhia de Ópera de Roraima
Quando: 16/11/2019 (Sábado)
Onde: Teatro Municipal de Boa Vista
Horário: 20h
Ingressos: ticketphone.com.br
Informações: (95) 99164-0079