Cerca de 65 mil famílias estão endividadas em Roraima, informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RR), nesta sexta (2), após análise da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
O levantamento revela também que só no mês de julho, 70,6% das famílias roraimenses estavam endividadas.
Para o Presidente da Federação do Comércio, Ademir dos Santos, “apesar do valor ser alto, ele mostra um resultado positivo comparado com o mês junho, pois depois de quatro aumentos seguidos, a gente teve uma queda no número de pessoas endividadas”.
Outro índice que também caiu foi o de pessoas com contas em atraso, saindo de 39,5% em junho para 37,3% em julho. Segundo o economista da Fecomércio-RR, Fábio Martinez, “essa redução é motivada por quase 2 mil famílias no Estado que deixaram de ser inadimplentes, ou seja, pessoas que conseguiram colocar suas contas em dia.
Apesar do resultado positivo, ainda existem em Roraima 34 mil famílias com contas em atraso. O único indicador que aumentou no mês de julho foi o de famílias que não podem pagar suas contas. Este foi o terceiro aumento seguido deste indicador.
Dentre os principais tipos de dívida estão: Cartão de crédito (62,3%); carnê de lojas (35,2%); e crédito pessoal (15,1%). Essas dívidas comprometem em média 27,5% da renda das famílias roraimenses e se alongam por aproximadamente 6 a 7 meses.