Professores, servidores e alunos da Escola Estadual Caranã, localizada no bairro de mesmo nome, em Boa Vista, foram surpreendidos na manhã desta seguna-feira (15) após parte do teto da área da copa da escola ter desabado.
“Quando começou a desmoronar havia pouca gente no local, porque foi bem na hora que os professores costumam tomar café, antes das aulas começarem. Não havia alunos no local. Apenas um rapaz machucou as costas mas foi de maneira superficial. Foi mais um susto por causa do estrondo”, disse um servidor.
Além das ripas que sustentam as telhas, parte de uma contenção de tijolos também foi ao chão. Armários, mesas e eletrodomésticos foram danificados. Por sorte, nada mais grave aconteceu.
Secretaria de Educação – A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) esclarece que nesta segunda-feira, 15, parte do forro e parede da copa da Escola Caranã cedeu. No momento do ocorrido, dois merendeiros estavam no local, porém, não se feriram gravemente, apenas sofreram escoriações.
A Escola Estadual Caranã possui 26 anos e desde a sua inauguração nunca passou por nenhuma reforma na estrutura física, autorizada ou coordenada por engenheiros da DIEF (Divisão de Estrutura Física) da Seed, ficando desassistida todos esses anos por gestões anteriores.
Engenheiros da DIEF da Seed estiveram no local para fazer uma avaliação. Foi detectado que há quatro anos houve uma modificação na estrutura da copa e a mesma foi ampliada para um espaço que antes funcionava um banheiro.
Foi aberto um “vão” entre esses espaços e esta abertura comprometeu a estrutura física, que não suportou a carga existente, vindo a desabar na manhã de ontem, 15. A intervenção foi realizada na escola sem análise e sem acompanhamento do setor de engenharia da Seinf (Secretaria de Infraestrutura).
Ontem, 15, por motivos de segurança, as aulas foram suspensas na unidade de ensino. Hoje, 16, as atividades letivas seguem normalmente e a equipe da DIEF está na escola trabalhando fazendo os reparos na copa.
A Seed solicitará à Seinf e ao CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) vistoria e avaliação para adoção das devidas providências.
Por fim, informa que a Seed está fazendo levantamento de todas as necessidades para reformas e revitalizações de escolas da Capital e Interior para inclusão dos recursos necessários no PPA (Plano Plurianual).
Além disso, existe ainda o esforço da bancada federal de Roraima em aportar recursos por meio de emendas parlamentares para reforma, construção e ampliação de escolas as quais estão previstas ainda para este ano de 2019.