A Associação dos Povos Yanomami de Roraima emitiu nota repudiando a indicação do Major do Exército do Rio de Janeiro, Francisco Dias Nascimento Filho, como o novo coordenador do DSEI – Distrito Sanitário Especial Indígena – para o estado de Roraima.
Na publicação, a Associação diz que não foi consultada sobre a mudança. “ Sabemos que se de trata de um cargo de livre nomeação e exoneração atribuída ao chefe do poder executivo. O povo Yanomami não foi consultado sobre a sua possível indicação, e não houve nenhum respeito pela parte dela e do governo com a população Yanomami, apesar dela ser indígena. Domingo retrasado (16/06/2019) no Fantástico em uma reportagem que falava sobre saúde indígena, o Ministro da Saúde, Luíz Henrique Mandetta, deu uma entrevista falando que não tinha intenção nenhuma de fazer mudanças sem a participação dos indígenas, mas na prática não houve o diálogo com a população Yanomami”, diz a nota.
Os indígenas ainda cobram a resposta para uma carta enviada em maio à Silvia Waiãpi, Secretária Especial de Saúde Indígena – SESAI – para falar sobre os problemas relacionados à saúde desta população.
“Não tivemos nenhuma resposta. Por isso não aceitamos a indicação dela [para o novo coordenador], portanto, o povo Yanomami decidiu continuar com o atual Coordenador do DSEI, Rousicler de Jesus Oliveira”, finaliza.