Foi aprovado por unanimidade, em plenário, na sessão desta terça-feira (25) o requerimento que pede a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Energético. O pedido foi apresentado pelo deputado Jeferson Alves (PTB), 2⁰ vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, motivado pela crise no setor, em Roraima.
A CPI vai investigar a atuação da Roraima Energia, única distribuidora de energia no Estado e entender os motivos das constantes oscilações, interrupções e desabastecimento de energia elétrica em Roraima, além do alto valor cobrado na fatura dos roraimenses.
O autor do requerimento, deputado Jeferson Alves, reforçou a importância da CPI. “Roraima está à mercê de um monopólio, onde uma única empresa fornece e subsidia a energia, precisamos apurar a atuação dessa empresa. Vivemos sob constantes apagões, pagamos uma conta altíssima e não podemos mais fechar os olhos para esse absurdo”, disse.
Prazo – A CPI tem um prazo de 90 dias para concluir os trabalhos, podendo ser prorrogável por mais 30 dias, mediante solicitação fundamentada pelo presidente da Comissão.