Nesta terça-feira, dia 25, o Governo do Estado está promovendo o primeiro Fórum Estadual de Prefeitos e Secretários com o Governador. O encontro está ocorrendo até às 18h no Palácio Senador Hélio Campos.
Entre diversas temáticas abordadas no encontro, o setor primário tem sido um dos destaques. Em câmaras temáticas, os titulares da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) e Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), ouviram as demandas dos municípios e discutiram a situação do setor em cada região.
O desenvolvimento do setor primário é umas das prioridades do Governo, pois é visto como o caminho para o desenvolvimento econômico. Na Seapa, o serviço de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) atende ao agricultor familiar facilitando o acesso a linhas de crédito e insumos que proporcionam a geração de emprego e renda.
O titular da Seapa, Emerson Baú, explicou que o encontro é uma estratégia que o governador Antonio Denarium teve para se aproximar dos prefeitos e secretários de agricultura, bem como de outras áreas. “Dentro desse encontro ocorreram às câmaras temáticas com participação da Seapa, Iteraima e Aderr. Juntos vamos discutir a situação da agricultura no Estado e projetos futuros, o que pretendemos, dificuldades enfrentadas e como fazer para alcançar o futuro desejado”, disse.
Ele frisou que o objetivo é unir forças em prol do produtor rural. “Queremos que eles possam desenvolver as propriedades deles, produzir com sustentabilidade e gerar recursos para que eles possam se manter com qualidade de vida”, pontuou Baú.
Na Aderr, o combate às doenças como a febre aftosa e as pragas vegetais como a mosca da carambola é prioridade para garantir mercado para a produção local. Além disso, a Agência também trabalha com a certificação sanitária por meio do SIE (Selo de Inspeção Estadual), que garante a procedência e qualidade de produtos como queijos, mel e polpa de frutas.
“Tivemos a oportunidade de conversar com os prefeitos. A Aderr está presente em todos os municípios e nas principais vilas. Vamos ouvir as demandas e se tiver algum estabelecimento com pendências em relação ao SIE ou algum que queira se credenciar. Nossas unidades também atendem aos produtores na questão de doenças animais e pragas vegetais”, disse o presidente da Aderr, Gelb Platão.
Já o Iteraima atua junto ao homem do campo por meio da regularização fundiária. O título da propriedade proporciona uma série de benefícios como o acesso às linhas de crédito, financiamentos, entre outros. O presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro afirmou que o Fórum é uma oportunidade para socializar com os prefeitos e estreitar relações.
“Queremos socializar com os prefeitos a função do Iteraima enquanto gestor do programa de regularização fundiária do Estado de Roraima bem como orientá-los de forma que eles busquem as informações corretas para que eles mesmos possam fazer o destaque de suas áreas urbanas”, disse.
Ele destacou que o Governo do Estado, tem áreas em alguns municípios como Cantá e Rorainópolis. “Vamos promover a regularização fundiária. Isso vai ser muito importante para as Prefeituras que vão poder urbanizar essas áreas e dar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes. Também o próprio destaque das áreas dos municípios da matrícula da União, pois até hoje, boa parte das prefeituras ainda não fizeram isso”, afirmou.