Na oportunidade, os secretários tiveram a oportunidade de ouvir as demandas dos municípios e propor soluções. Foto: Fernando Oliveira.

Nesta terça-feira, dia 25, o Governo do Estado está promovendo o primeiro Fórum Estadual de Prefeitos e Secretários com o Governador. O encontro está ocorrendo até às 18h no Palácio Senador Hélio Campos.

Entre diversas temáticas abordadas no encontro, o setor primário tem sido um dos destaques. Em câmaras temáticas, os titulares da Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária) e Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), ouviram as demandas dos municípios e discutiram a situação do setor em cada região.

O desenvolvimento do setor primário é umas das prioridades do Governo, pois é visto como o caminho para o desenvolvimento econômico. Na Seapa, o serviço de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) atende ao agricultor familiar facilitando o acesso a linhas de crédito e insumos que proporcionam a geração de emprego e renda.

O titular da Seapa, Emerson Baú, explicou que o encontro é uma estratégia que o governador Antonio Denarium teve para se aproximar dos prefeitos e secretários de agricultura, bem como de outras áreas. “Dentro desse encontro ocorreram às câmaras temáticas com participação da Seapa, Iteraima e Aderr. Juntos vamos discutir a situação da agricultura no Estado e projetos futuros, o que pretendemos, dificuldades enfrentadas e como fazer para alcançar o futuro desejado”, disse.

Ele frisou que o objetivo é unir forças em prol do produtor rural. “Queremos que eles possam desenvolver as propriedades deles, produzir com sustentabilidade e gerar recursos para que eles possam se manter com qualidade de vida”, pontuou Baú.

Na Aderr, o combate às doenças como a febre aftosa e as pragas vegetais como a mosca da carambola é prioridade para garantir mercado para a produção local. Além disso, a Agência também trabalha com a certificação sanitária por meio do SIE (Selo de Inspeção Estadual), que garante a procedência e qualidade de produtos como queijos, mel e polpa de frutas.

“Tivemos a oportunidade de conversar com os prefeitos. A Aderr está presente em todos os municípios e nas principais vilas. Vamos ouvir as demandas e se tiver algum estabelecimento com pendências em relação ao SIE ou algum que queira se credenciar. Nossas unidades também atendem aos produtores na questão de doenças animais e pragas vegetais”, disse o presidente da Aderr, Gelb Platão.

Já o Iteraima atua junto ao homem do campo por meio da regularização fundiária. O título da propriedade proporciona uma série de benefícios como o acesso às linhas de crédito, financiamentos, entre outros. O presidente do Iteraima, Márcio Grangeiro afirmou que o Fórum é uma oportunidade para socializar com os prefeitos e estreitar relações.

“Queremos socializar com os prefeitos a função do Iteraima enquanto gestor do programa de regularização fundiária do Estado de Roraima bem como orientá-los de forma que eles busquem as informações corretas para que eles mesmos possam fazer o destaque de suas áreas urbanas”, disse.

Ele destacou que o Governo do Estado, tem áreas em alguns municípios como Cantá e Rorainópolis. “Vamos promover a regularização fundiária. Isso vai ser muito importante para as Prefeituras que vão poder urbanizar essas áreas e dar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes. Também o próprio destaque das áreas dos municípios da matrícula da União, pois até hoje, boa parte das prefeituras ainda não fizeram isso”, afirmou.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here