O secretário Nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theóphilo, anunciou mais de R$ 10 milhões de investimento para Roraima e também o aumento do efetivo da Força Nacional em Pacaraima. Os anúncios foram feitos durante a inauguração do bloco “B” da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, na tarde de quinta-feira (6).
Os mais de R$ 10 milhões fazem parte de um pacote do governo federal para todos os Estados brasileiros. O recurso deve ser liberado para o governo de Roraima até setembro.
“Estamos agora fazendo os últimos critérios para passar do Fundo Nacional para o Fundo do Estado. Isso deve acontecer até setembro de 2019”, enfatizou Theóphilo.
Já o efetivo da Força Nacional em Pacaraima vai aumentar dos atuais 63 para 117 agentes até o mês de julho. Guilherme Theóphilo disse que as atribuições dos agentes na fronteira com a Venezuela irão mudar.
“O que nós temos é que colocar a Força Nacional com uma presença maior na segurança pública, auxiliando os bombeiros, no policiamento da cidade de Pacaraima, tirando da burocracia de documentos da Polícia Federal e colocar nas ruas”, disse o general, acrescentando que após o nivelamento, a Força Nacional terá o número maior de agentes.
O governador Antonio Denarium destacou o trabalho em conjunto do governo do estado e a União. “Nós estamos trabalhando com o apoio do presidente Bolsonaro para fazer essas melhorias. Com a chegada desses homens, vamos reforçar a segurança de Pacaraima e investir esses recursos na segurança pública do estado”, afirmou.