As vendas do Dia das Mães em Roraima, neste ano, devem subir em torno de 3,2% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estimativa feita pela Fecomércio. O número representa um aproximado de R$ 15,3 milhões em movimentações.
Além disso, a data comemorativa deve gera a criação de cerca de 30 novos postos de trabalho temporário no estado.
Confirmadas as previsões, este será o terceiro ano consecutivo de aumento real das vendas desta data. A principal está no comportamento dos preços.
Os repasses de preços acima da taxa de inflação ao consumidor não têm sido tão grandes porque o mercado ainda vive sob a fragilidade do processo de recuperação econômica. Além disso, ainda há a alta da moeda americana, que variou 7% nos últimos 12 meses.
Perfumaria e cosméticos terão destaque nas vendas
Os segmentos de perfumaria e cosméticos (+11,1%), além das lojas de vestuário, calçados e acessórios (+10,1%), devem se destacar positivamente nas vendas para o Dia das Mães.
Por outro lado, as vendas no ramo de livrarias e papelarias – segmento que vem perdendo participação no varejo há anos – deverão ter uma perda média de 21,0% ante o mesmo período do ano passado.
Além disso, dos dezenove itens que compõem a cesta de bens e serviços avaliados, sete encontram-se mais baratos do que há um ano, com destaque para as variações observadas nos preços dos artigos de maquiagem (-6,3%), tênis (-2,7%) e bolsas (-2,2%).
Em contrapartida, três dos dezenove itens acusam variação de preços acima da inflação, são eles: livros (+8,8%), cinema (+8,7%) e eletrodomésticos (+8,3%).