Quem visita o Parque Ecológico Bosque dos Papagaios, no bairro Paraviana, em Boa Vista, precisa seguir regras para preservar os animais silvestres e o ambiente natural. Entre as proibições estão a entrada de alimentos, o uso de caixas de som e a presença de cães e gatos domésticos.
Segundo o gerente do bosque, Francisco Ibiapina, as regras ajudam a evitar situações que possam prejudicar os animais. “Essas normas evitam situações que possam causar estresse, alterar o comportamento natural ou prejudicar a saúde dos animais que vivem aqui no Bosque. Por isso, pedimos à população que respeite as orientações”, afirmou.
O que é proibido no bosque
- Coletar plantas, flores, sementes, pedras, conchas, animais ou partes deles;
- Alimentar, tocar ou capturar animais silvestres;
- Deixar lixo no local. Os resíduos produzidos devem ser levados embora;
- Fazer fogueiras, churrascos ou utilizar fogo;
- Usar som alto ou caixas de som;
- Utilizar drones sem autorização prévia para fins científicos ou de emergência;
- Entrar com animais domésticos, como cães e gatos;
- Levar copos descartáveis. Garrafas de água são permitidas, e o bosque disponibiliza bebedouro;
- Consumir bebidas alcoólicas, fumar ou utilizar substâncias entorpecentes;
- Sair das trilhas, usar atalhos ou entrar em áreas interditadas;
- Pichar, gravar nomes ou danificar pedras, árvores e placas.
Novo espaço para crianças
O Bosque dos Papagaios também ganhou um Parque Naturalizado, inaugurado pela Prefeitura de Boa Vista na semana passada. O espaço oferece brinquedos e áreas de convivência para ampliar as opções de lazer infantil e o contato com a natureza.
Entre as atrações está uma fonte interativa, que funciona de terça-feira a domingo, das 16h às 17h30. As regras de preservação e uso do espaço também devem ser respeitadas nessa área, para garantir a segurança dos visitantes e a conservação do ambiente.










