Um homem de 37 anos, identificado pelas iniciais J.B.S.F., foi preso na sexta-feira (9), no município de Cantá, em Roraima, após ser condenado a 22 anos e três meses de prisão pelo crime de estupro de vulnerável contra a própria sobrinha, que tinha 10 anos na época dos abusos, ocorridos em 2019.
Segundo a Polícia Civil de Roraima (PCRR), a prisão foi realizada por agentes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter), após diligências para localizar o condenado e cumprir um mandado expedido pela Vara de Crimes contra Vulneráveis do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
Conforme as informações do processo, o homem se aproveitava da relação familiar e da ausência de outros parentes para cometer os abusos. Os crimes também ocorriam durante deslocamentos ao supermercado, quando ele acompanhava a sobrinha.
Em uma das ocasiões, segundo a Polícia Civil, o condenado chegou a enforcar a criança até que ela perdesse a consciência, antes de cometer a violência sexual. A vítima também relatou ter recebido ameaças de morte contra ela e seus familiares.
Os abusos foram descobertos após o Conselho Tutelar de Cantá informar à mãe da menina que a criança estava se automutilando. O órgão também havia recebido uma denúncia anônima sobre a violência sexual.
Em 18 de agosto de 2022, o Ministério Público de Roraima (MPRR) apresentou denúncia contra o homem pelo crime de estupro de vulnerável em continuidade delitiva, caracterizada pela prática de crimes da mesma natureza em circunstâncias que permitem reconhecê-los como uma sequência de condutas.
A prisão foi coordenada pelo delegado titular da Polinter, Vinicius Souza. Após ser localizado na sede de Cantá, o condenado foi levado à unidade policial para os procedimentos legais e apresentado à audiência de custódia.
Como a condenação transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde deverá cumprir a pena em regime fechado.










