Os eleitores de Roraima vão às urnas neste domingo (4) para o primeiro turno das Eleições 2026. No estado, a votação começa às 7h e termina às 16h, pelo horário local. Quem estiver na fila no momento do encerramento terá o direito de votar.
Neste ano, cada eleitor fará seis escolhas na urna eletrônica. A sequência é apresentada automaticamente pelo equipamento e começa pelos cargos proporcionais, passa pelos dois votos para o Senado e termina com governador e presidente da República.
A ordem de votação será:
- Deputado federal – quatro dígitos;
- Deputado estadual – cinco dígitos;
- Primeiro senador – três dígitos;
- Segundo senador – três dígitos;
- Governador – dois dígitos;
- Presidente da República – dois dígitos.
Após digitar o número, o eleitor deve conferir na tela a foto, o nome, o cargo e o partido do candidato. Se os dados estiverem corretos, basta apertar a tecla verde “Confirma”. Caso tenha digitado algum número errado, é possível usar a tecla laranja “Corrige” e refazer a escolha antes da confirmação.
Dois votos para senador
Uma das principais diferenças desta eleição é a escolha de dois senadores. Os votos são registrados separadamente e precisam ser destinados a candidatos diferentes.
Se o eleitor digitar o mesmo candidato nas duas etapas, o primeiro voto será considerado válido e o segundo será anulado. Por isso, é importante organizar previamente os números dos dois candidatos escolhidos.
Atenção à tecla “Confirma”
A urna eletrônica possui uma pausa de segurança antes da liberação da tecla verde “Confirma”. Depois que o eleitor termina de digitar o número do candidato, a mensagem “Confira seu voto” aparece na tela durante um segundo.
Nesse intervalo, a tecla fica temporariamente inativa. Se o eleitor apertar “Confirma” antes da liberação, o comando não será registrado. É necessário aguardar e pressionar novamente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que não existe na urna uma mensagem chamada “Confirma o seu voto”. O eleitor deve apenas conferir os dados apresentados na tela e confirmar quando a tecla estiver liberada.
O que levar para votar
Para se identificar na seção eleitoral, o eleitor pode utilizar o e-Título com fotografia ou apresentar um documento oficial com foto.
São aceitos documentos como RG, identidade social, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Leve uma “cola” com os números
A Justiça Eleitoral recomenda levar uma anotação em papel com os números dos candidatos, seguindo a ordem de votação. A medida ajuda a evitar esquecimentos e pode tornar o processo mais rápido.
O eleitor pode consultar a anotação dentro da cabine. Celulares e outros equipamentos eletrônicos não podem ser levados para a cabine de votação e devem ser deixados no local indicado pelos mesários.
Votação termina às 16h em Roraima
A votação termina às 16h deste domingo, no horário de Roraima, equivalente às 17h de Brasília. Eleitores que já estiverem na fila nesse horário poderão votar normalmente.
Depois do encerramento, cada urna eletrônica emite o Boletim de Urna (BU), documento público que apresenta o resultado registrado naquela seção eleitoral.
O primeiro turno ocorre neste domingo, 4 de outubro. Se houver necessidade de segundo turno para presidente da República ou governador, a nova votação será realizada em 25 de outubro.










