O nível do Rio Branco em Boa Vista atingiu 83 centímentros por volta das 14h desta quarta-feira (23). Em Caracaraí, ao Sul do estado, o volume está em 1,39 metro. As informações são do monitoramento da Agência Nacional das Águas (ANA), disponível no site da Companhia de Águas e Esgostos de Roraima (Caer).
Na comparação com o mesmo dia e horário de 2025, quando o Rio Branco marcava 2,93 metros na capital, o nível atual está 71,67% menor. A diferença corresponde a 2,10 metros.
Estiagem prolongada
A queda ocorre em meio a um período de estiagem mais intenso em Roraima, devido ao fenômeno Super El Niño. Dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB) mostram que os níveis do Rio Branco já estavam abaixo da faixa considerada normal para esta época do ano desde o início de setembro.
Em boletim divulgado na semana passada, o SGB apontou que os níveis dos rios da bacia continuavam em queda e permaneciam muito baixos para o período. Em Boa Vista, o Rio Branco estava em 86 centímetros no dia 18, enquanto em Caracaraí marcava 1,43 metro.
A redução está relacionada aos baixos volumes de chuva registrados nos últimos meses. Segundo o SGB, agosto teve apenas cerca de 28% da precipitação esperada para a região. Nos primeiros oito meses de 2026, somente maio registrou chuvas acima da média climatológica. Em setembro, até o dia 18, o acumulado médio na bacia era de aproximadamente 17 milímetros, equivalente a 18% do volume esperado para todo o mês.










