Roraima celebra 204 anos da Independência do Brasil em desfile cívico-militar na capital
Foto: Secom RR

Cerca de 11 mil pessoas acompanharam o desfile cívico-militar de 7 de Setembro na manhã desta segunda-feira (7), na Avenida Capitão Ene Garcez, em Boa Vista. A programação marcou os 204 anos da Independência do Brasil e reuniu diferentes gerações ao longo da avenida. 

O desfile começou com a participação de pessoas atendidas pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e pelo Centro Integrado de Atenção à Pessoa Idosa. Depois, estudantes de escolas públicas e privadas ocuparam a avenida em pelotões e fanfarras.

Ao todo, 1.550 estudantes de 20 escolas participaram do desfile. Para muitos deles, a apresentação foi resultado de semanas de preparação e ensaios.

“É muito gratificante poder representar nosso colégio nesse desfile maravilhoso. A Independência do Brasil é a base da nossa liberdade”, disse a estudante Emanuelli Pereira dos Santos Mesquita, de 15 anos, do Colégio Estadual Militarizado Irmã Maria Teresa Parodi.

As Forças Armadas também participaram da programação. Marinha, Exército e Força Aérea desfilaram diante do público, com apresentação de equipamentos e veículos utilizados pelas instituições.

O comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva em Roraima, general Roberto Pereira Angrizani, destacou a presença das Forças Armadas junto à população durante a celebração.

“É uma data muito importante para o país. Tão importante quanto comemorarmos a nossa independência é reafirmarmos nosso compromisso com a Nação e com a nossa soberania, especialmente nesta área do país tão vital, a nossa fronteira Norte, a fronteira Setentrional, no estado de Roraima”, afirmou.

Inclusão e tradição

A presença de pessoas com deficiência e idosos esteve entre os primeiros momentos do desfile. Para Ângelo Augusto Coelho Freire, servidor do Centro de Atendimento Especializado da Secretaria de Educação, a participação representa a presença desses grupos em uma celebração que reúne diferentes públicos.

“Nosso papel é garantir que a inclusão aconteça em todos os momentos. O 7 de Setembro tem uma importância imensa para as famílias e para as crianças que se envolveram nos ensaios e com as bandas marciais”, disse.

Entre o público, o desfile também trouxe lembranças de outras gerações. A funcionária pública municipal Rosana Grangeiro contou que já havia participado da celebração quando era criança e, desta vez, acompanhou o filho na avenida.

“Já desfilei quando era menina, representando o Colégio Monteiro Lobato. Hoje, ver meu filho aqui desfilando com o mesmo carinho e amor por sua instituição é um orgulho imenso”, contou.

A programação terminou com a participação das instituições militares de Roraima, encerrando a celebração dos 204 anos da Independência do Brasil em Boa Vista.

FonteSecom RR

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here