furto de cabos prejuízo prefeitura de boa vista
Foto: Semuc BV

O furto de 121 metros de cabos da rede de iluminação pública da Avenida Brasil, na BR-174, causou um prejuízo de R$ 410.250,11 à Prefeitura de Boa Vista entre dezembro de 2025 e junho de 2026. O caso mais recente foi identificado na noite de terça-feira (30), após moradores acionarem a Central 156 ao perceberem um trecho da via sem iluminação. No período, foram furtados 4.741 metros de cabos de cobre isolado da rede pública.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Conservação Pública foi enviada ao local e confirmou o furto da fiação, que interrompeu o funcionamento da iluminação no trecho afetado.

Os trabalhos de recuperação começaram na manhã desta quarta-feira (1º). Durante o serviço, a prefeitura iniciou a substituição da rede subterrânea por fiação aérea, medida adotada para dificultar novos furtos. A expectativa é de que a iluminação seja restabelecida ainda nesta quarta-feira.

Segundo o secretário municipal de Conservação Pública, Lindonir Barreto, a mudança na estrutura da rede foi motivada pela frequência das ocorrências registradas na avenida.

“Grande parte da rede de iluminação da Avenida Brasil era subterrânea. Porém, diante das sucessivas ocorrências de furto, estamos substituindo esse sistema por uma rede aérea. Nesta etapa, serão implantados cerca de 150 metros de cabos. Embora a solução tenha impacto na estética da via, ela é necessária para dificultar novos furtos e preservar um serviço essencial para a população”, explicou.

Além da retirada dos cabos, os furtos provocam danos à infraestrutura da iluminação pública. De acordo com a secretaria, caixas de passagem, eletrodutos, conectores, quadros de comando e outros componentes da rede costumam ser danificados durante a ação criminosa. Em alguns casos, luminárias de LED e equipamentos eletrônicos também precisam ser substituídos.

“Além do prejuízo material, o furto de cabos compromete diretamente a prestação do serviço de iluminação pública, aumenta os riscos de acidentes, prejudica a mobilidade durante a noite e reduz a sensação de segurança em vias, praças e demais espaços públicos”.

A prefeitura informou que a recuperação da rede também exige a mobilização de equipes técnicas, veículos operacionais, substituição de materiais, realização de testes elétricos e reconstrução da infraestrutura danificada, o que aumenta os custos do serviço.

O município orienta que qualquer movimentação suspeita envolvendo a rede de iluminação pública ou trechos sem iluminação seja comunicada à Central 156, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

“Pedimos que a população continue sendo nossa parceira. Sempre que perceber um trecho apagado ou qualquer movimentação suspeita na rede de iluminação, acione imediatamente a Central 156. É um serviço de resposta rápida que nos permite agir com agilidade para reduzir os prejuízos e restabelecer a iluminação o quanto antes”, reforçou Lindonir Barreto.

FonteSemuc BV
ReportagemRedação

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here