A Prefeitura de Bonfim homologou uma licitação de R$ 798.899,50 para aquisição de material esportivo destinado à Secretaria Municipal de Educação em meio à situação de emergência enfrentada pelo município por causa das fortes chuvas que atingem a região.
A homologação foi publicada no Diário Oficial dos Municípios de Roraima (DOM-RR) do último dia 10. O contrato prevê o fornecimento de materiais esportivos pelo período de 12 meses. A empresa vencedora do certame foi a F. I. de Albuquerque Ltda.
No dia 27 de maio, a Prefeitura de Bonfim decretou situação de emergência em razão dos danos causados pelas chuvas intensas que atingiram o município. A medida foi assinada pelo prefeito Romualdo Feitosa (Republicanos) e tem validade de 180 dias. O decreto autoriza a adoção de ações emergenciais para assistência à população afetada, recuperação de acessos e restabelecimento de serviços prejudicados pelos alagamentos.
De acordo com informações divulgadas pela prefeitura na época, as áreas mais afetadas foram a região do Ponto Cinco e as comunidades indígenas Jacamim, Boca da Mata, Marupá e Wapum. Mais de 3,5 mil moradores ficaram isolados devido aos alagamentos e aos danos provocados pelas chuvas.
Nas regiões do Jacamim, Marupá e Camaleão, três pontes foram destruídas pela força das águas, comprometendo o acesso das comunidades e dificultando o deslocamento de moradores e equipes de atendimento. Já na BR-401, o rompimento de um trecho da rodovia deixou mais de 4 mil pessoas isoladas nas comunidades Bom Jesus e Caju, além de afetar o acesso ao município de Normandia.
Posteriormente, o Governo de Roraima reconheceu oficialmente a situação de emergência em Bonfim por meio de decreto estadual, também com validade de 180 dias. O ato cita danos à infraestrutura e o isolamento de comunidades e autoriza a mobilização de órgãos públicos para ações de assistência humanitária e recuperação das áreas atingidas.
Outro lado
Por meio de nota, a Prefeitura de Bonfim informou que a licitação para aquisição de materiais esportivos foi iniciada meses antes da decretação da situação de emergência causada pelas chuvas.
Segundo o município, a compra é custeada com recursos destinados à educação e às atividades esportivas da rede municipal de ensino, sem relação com verbas voltadas ao enfrentamento dos impactos das enchentes.










