Dados sobre a atuação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Roraima (Fecomércio) destacam que as atividades vinculadas ao sistema representam 27,8% do total da economia do estado, estando atrás apenas da Administração Pública.
Os números, divulgados neste sábado (13) durante evento comemorativo dos 28 anos da entidade sindical, destacam ainda que a Federação é responsável por 65 mil empregos formais em Roraima, representando 33% do total de pessoas ocupados no estado, e que anualmente movimenta um montante de R$ 3,7 bilhões.
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio, Fábio Martinez, a entidade engloba empresas de diversos segmentos de prestação de serviço, além do turismo e do comércio varejista e atacadista, se tornando um peso significativo na economia de Roraima.
“Se a gente olhar só o setor privado, essas atividades vinculadas à Fecomércio representam mais de 54% [acima da construção e da agropecuária]. No setor privado a gente representa mais da metade da economia do estado”, destacou.
Martinez explicou ainda que as atividades vinculadas à Fecomércio mantêm crescimento acumulado acima da média geral, inclusive da Administração Pública, mesmo diante à crise econômica dos últimos anos no estado. A projeção do especialista é que em 30 anos, a entidade seja a principal atividade econômica do estado.
Fecomércio
Fundada em 1991, a Fecomércio em Roraima é uma entidade sindical patronal que congrega 13 sindicatos do setor do comércio. Os segmentos representados pela Fecomércio correspondem a 16.427 empresas.