Segundo o Instituto Nacional de Meterologia (Inmet), mudanças climáticas acontecerão a partir da próxima quinta-feira (11), sinalizando o começo da temporada chuvosa no estado. A expectativa é que as chuvas normalizem a situação da captação de água principalmente na capital, onde o Rio Branco chegou a atingir o nivel zero de captação, trazendo preocupações sobre o racionamento da água.
Outra preocupação que acompanha o período anual de chuvas é a proliferação dos mosquitos transmissores da malária, chikungunya, dengue e zika.
Um dos dados mais preocupantes é o número de casos de Malária. Segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde(Sesau) e a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde(CGVS), em 2019 foram confirmados até agora 1.543 casos de malária, 25 casos de dengue, 3 casos de zika e 3 de chikungunya.
Dados do Ministério da Saúde apontaram que em março o número de casos de dengue registrados no estado de Roraima teve aumento de 6.566% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Sesau, ano passado foram registrados em Roraima 21.900 casos de Malária(11.539 confirmados), 1.475 casos de Dengue(93 confirmados), 132 casos de Zika(10 confirmados) e 495 casos de Chikungunya(33 confirmados)
Comparando os 2 anos passados, houve um aumento de 55,5% no número de casos de Malária registrados em Roraima. O município com maior número de casos foi Rorainópolis, seguido por Caracaraí e Cantá. Dos 5.082 casos que vieram de fora do estado, 86,4% vieram da Venezuela.
O combate à proliferação aos mosquitos é de responsabilidade dos municípios, que contam com a colaboração da população em geral.
Confira dicas da Agência Nacional de Saúde Suplementar(ANS) para combater a proliferação de mosquitos:
Cuidados dentro das casas e apartamentos:
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios:
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.