Um diálogo direto, em tom de provocação, marcou um evento político neste sábado (21) em Caracaraí, interior de Roraima e rapidamente ganhou repercussão. O governador Antonio Denarium (PP) questionou publicamente o senador Mecias de Jesus (Republicanos) sobre a suposta confirmação de disputa nas eleições de 2026.
“Tá confirmado? Senador?”, perguntou Denarium ao microfone. Mecias respondeu de forma objetiva: “Confirmado, governador”.
Na sequência, o chefe do Executivo elevou o tom. “Então posso fazer um pedido? Então segunda-feira vai lá e renuncie ao cargo que eu ofereci pra você de conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima. Combinado?”, disparou, diante da plateia.
Visivelmente incomodado, Mecias reagiu: “Governador, o prazo vai até o dia 15. Então até o dia 15 eu irei respeitar o prazo”, afirmou, sem entrar em confronto direto.
O episódio expõe o tensionamento entre aliados que podem se enfrentar nas urnas em 2026 e escancara o clima de disputa antecipada nos bastidores da política roraimense. Até o momento, não houve nota oficial das assessorias esclarecendo os termos da indicação ao Tribunal de Contas nem os desdobramentos da declaração pública.
Mecias de Jesus foi indicado pelo governador Antonio Denarium para Conselheiro do Tribunal de Contas de Roraima em agosto do ano passado. Desde então, o senador não assumiu a vaga e ameaça desistir. Tem até o dia 15 de março para tomar posse ou perderá esse direito.
Já alardeou que pretende ser candidato ao governo em 2026, e, se não houver outra maneira, disputará novamente o Senado. Tenta ganhar tempo para que a cassação de Denarium seja confirmada com o retorno do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral para tentar disputar de imediato uma eleição suplementar ao governo, ainda que o candidato natural seja o presidente da Assembleia, Soldado Sampaio, que nesta hipótese, já estaria interinamente no cargo.








