A deputada estadual Tayla Peres (Republicanos) destinou emenda parlamentar para viabilizar a implantação de um projeto de sua autoria que garante o acesso ao contraceptivo Implanon na rede pública de saúde em Roraima. A iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas à saúde da mulher e amplia o planejamento reprodutivo no estado.
De acordo com a parlamentar, a proposta foi criada com o objetivo de assegurar mais autonomia às mulheres, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social, por meio da oferta gratuita de um método contraceptivo moderno, seguro e de longa duração pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com os recursos assegurados pela emenda, foi possível realizar a aquisição e a distribuição do Implanon nas unidades de saúde. “Essa proposta foi criada para garantir o acesso ao Implanon em Roraima e fortalecer as políticas públicas de saúde da mulher. Para que ela se tornasse realidade, destinei emenda parlamentar, assegurando os recursos necessários para sua implementação”, afirmou a deputada.
O Implanon é um contraceptivo reversível de longa duração, com alta eficácia na prevenção da gravidez não planejada. O método contribui para a melhoria dos indicadores de saúde reprodutiva, auxilia na redução da mortalidade materna e promove mais dignidade às mulheres, ao permitir que decidam de forma segura sobre seu próprio corpo e planejamento de vida.
Segundo Tayla Peres, ampliar o acesso ao planejamento reprodutivo é uma medida concreta de justiça social. “Mais acesso ao planejamento reprodutivo significa mais autonomia, mais saúde e mais dignidade”, destacou.
Atendimento nas unidades de saúde
Para ter acesso ao Implanon, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No primeiro atendimento, a paciente passa por uma consulta com um profissional de saúde, que fornece orientações sobre o método, avalia a indicação e esclarece possíveis contraindicações. Após essa avaliação, o dispositivo pode ser inserido.
Atualmente, o serviço está disponível nas seguintes unidades:
- Unidade Hélio Macêdo (Jardim Caranã);
- Unidade Dra. Fanir Oliveira Silva (Jardim Floresta);
- Unidade Maria das Dores Pereira da Silva (Equatorial);
- Unidade Jan Roman Wilt (Pérola);
- UBS dos bairros Asa Branca, Liberdade e Senador Hélio Campos.








