Ponte sobre o rio Tacutu, na fronteira entre Brasil e Guiana. Foto: Ascom/Romero Jucá.

A Guiana concentrou 27% das exportações de Roraima em dezembro de 2025, tornando-se um dos principais destinos dos produtos roraimenses no comércio exterior. Apenas naquele mês, o estado exportou US$ 4,22 milhões para o país vizinho, segundo dados da Federação das Indústrias de Roraima (Fier).

Os números marcam o encerramento do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) em Roraima, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) executada pelo Sebrae Roraima, cujo convênio será finalizado oficialmente no dia 6 de fevereiro.

No acumulado de 2025, Roraima registrou US$ 240,6 milhões em exportações, apesar de uma retração de 23,3% em relação a 2024. Mesmo assim, a Guiana permaneceu entre os dez principais mercados compradores ao longo do ano.

Desde 2023, o Núcleo Peiex atendeu 26 empresas, principalmente dos setores de alimentos e bebidas e construção, em municípios como Boa Vista, Cantá, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz. Mais da metade das empresas atendidas escolheu a Guiana como mercado-alvo prioritário, em razão da proximidade geográfica e da logística terrestre.

Além da capacitação técnica, os empresários participaram de missões internacionais, rodadas de negócios e agendas de promoção comercial, com destaque para a Missão Empresarial Guiana 2025, voltada à expansão e internacionalização das empresas roraimenses.

15 empresas roraimenses atendidas escolheram a Guiana como mercado-alvo prioritário, considerando fatores como proximidade geográfica, logística terrestre, demanda por alimentos, materiais de construção e serviços, além de acordos comerciais entre os países.

Para essas empresas, foram elaborados planos de exportação personalizados, com análise regulatória, orientação logística e definição de estratégias de precificação. O mapeamento também identificou potencial para outros mercados, como Estados Unidos, Caribe e países da América do Sul.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here