Os magistrados Diego Carmo de Sousa e Allan Kardec Lopes Mendonça Filho tomarão posse como juízes membros do plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima nesta terça-feira (27), passando a integrar a Corte Eleitoral no estado para o biênio 2026–2027.
Indicado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Diego Carmo de Sousa ocupará a vaga destinada à classe dos juízes federais na composição do colegiado. Já Allan Kardec Lopes Mendonça Filho, advogado, foi nomeado pelo presidente da República para representar a classe dos juristas no pleno do TRE-RR. Ambos exercerão mandato de dois anos.
O secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima, José Maria Rodrigues Neto, explicou que a atuação dos novos integrantes tem início imediato após a posse. Segundo ele, “após o ato de posse os magistrados passam a atuar imediatamente e de forma permanente no Tribunal Regional Eleitoral pelo período de dois anos”.
José Maria também detalhou a composição do colegiado da Justiça Eleitoral. “O Tribunal, como órgão colegiado, é composto por sete membros provenientes de carreiras distintas, incluindo magistrados da Justiça Estadual, da Justiça Federal e representantes da classe dos advogados, designados como juristas”, afirmou. Ainda conforme o secretário, “dos sete integrantes do plenário, dois foram escolhidos neste momento e exercerão mandato de dois anos”.
Sobre o contexto em que ocorre a posse, ele destacou que os novos integrantes assumem em um período considerado estratégico. De acordo com José Maria Rodrigues Neto, os magistrados devem “contribuir para o fortalecimento da atuação colegiada da Justiça Eleitoral em Roraima, os novos magistrados passam a integrar o tribunal em um momento estratégico, marcado pela preparação e condução das Eleições de 2026”.
A sessão solene de posse está marcada para as 11h, na sede do TRE-RR, localizada na avenida Juscelino Kubitschek, nº 543, no bairro São Pedro. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do TRE Roraima no YouTube.








