Foto: divulgação/FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) colocou em leilão os restos da aeronave C-105 Amazonas, de prefixo FAB 2808, que se acidentou há dez anos durante o procedimento de pouso no aeródromo da comunidade de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, no município de Alto Alegre, em Roraima.

Fabricado em Valência, na Espanha, o FAB 2808 fazia parte de um lote de 12 aeronaves adquiridas pelo Brasil em 2005. Entregue em 2008, o modelo operou por sete anos e cinco meses, sendo empregado principalmente em missões de transporte de tropas, suprimentos e equipamentos em regiões de difícil acesso, como a Amazônia.

O acidente ocorreu em 27 de fevereiro de 2016, quando a aeronave decolou da Base Aérea de Boa Vista em missão de apoio ao Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Surucucu. Durante o pouso, houve o colapso do trem de pouso, o que fez com que o avião saísse da pista.

Apesar do impacto, nenhum dos sete tripulantes ficou ferido. Diante das dificuldades técnicas para reparar os danos estruturais em plena floresta amazônica, a FAB optou por não recuperar a aeronave, que permaneceu abandonada ao lado do pátio de manobras do aeródromo.

Meses após o acidente, a Força Aérea removeu motores, hélices, assentos, sistemas aviônicos e outros componentes reaproveitáveis, que passaram a ser utilizados nas demais 11 aeronaves C-105 da frota.

Em 2024, a FAB iniciou o desmonte da fuselagem. As partes foram transportadas por helicópteros Black Hawk até a Base Aérea de Boa Vista, onde estão armazenadas. Na página do leilão consta que o lance inicial será de R$ 8.240 e apenas empresas podem participar.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here