Foto: reprodução

As vendas do comércio varejista roraimense na Black Friday de 2025 devem alcançar R$ 11,4 milhões, segundo estimativa da assessoria econômica da Fecomércio/RR baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O montante representa o segundo maior volume registrado para a data desde 2010, apesar de sinalizar uma queda de 4,4% em relação ao desempenho de 2024.

O cenário do estado, porém, contrasta com a média nacional. Enquanto o país projeta crescimento de 2,4% nas vendas da Black Friday, o comércio varejista de Roraima tende a apresentar retração, reflexo da queda acumulada de 2,1% nas vendas ao longo de 2025 — no Brasil, o indicador aponta aumento de 1,5%.

Segundo o economista Fabio Martinez, essa diferença está ligada a fatores como o avanço do comércio digital, com consumidores migrando para compras online em lojas de outros estados, e ao encarecimento do crédito, que limita a capacidade de consumo das famílias e reduz o fôlego para aproveitar promoções.

A CNC também identificou, com base no monitoramento diário dos preços de 150 itens mais buscados na internet nos últimos 40 dias, que os produtos com maior potencial de desconto real neste ano são papelaria, livros, joias e bijuterias.

Setores em destaque

Para o mercado local, os segmentos de hiper e supermercados, eletroeletrônicos e utilidades domésticas, além do setor de móveis e eletrodomésticos, devem concentrar 68% de toda a movimentação financeira esperada na Black Friday de 2025. Ramo de vestuário e acessórios e o de farmácias, perfumarias e cosméticos também figuram entre os que devem registrar maior faturamento.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here