A Câmara Municipal de Normandia, ao Norte do estado, aprovou o Decreto Legislativo nº 01/2025, que concede o título de Cidadã Honorária do município à deputada federal Helena Lima, conhecida como Helena da Asatur. A parlamentar foi condenada na semana passada por compra de votos e caixa 2.
A proposta é de autoria da vereadora Sirley Barros e recebeu apoio dos demais vereadores. A sessão solene para entrega da homenagem será convocada pela Mesa Diretora em data ainda não informada no decreto.
O texto publicado determina que as despesas da cerimônia serão custeadas por dotações orçamentárias da Câmara Municipal. O decreto foi assinado pelo presidente do Legislativo, vereador Fernando Ribeiro da Silva, em 21 de novembro de 2025.
Helena da Asatur está atualmente envolvida em processo judicial que resultou em decisão de primeira instância declarando sua inelegibilidade por oito anos. Conforme sentença da juíza Rafaella Holanda Silveira, da comarca de São Luiz, a parlamentar foi apontada como participante de um esquema de compra de votos nas eleições municipais de 2024 em São João da Baliza, que também levou à cassação do mandato do vereador Adriano Costa (MDB), seu aliado político. A Justiça entendeu que houve repasses financeiros e transporte irregular de eleitores, configurando abuso de poder econômico e aliciamento eleitoral.
Apesar da decisão, Helena permanece no exercício do mandato federal, pois a sentença ainda não é definitiva e cabe recurso. A deputada informou que irá recorrer.









