O Tribunal do Júri da 2ª Vara condenou nesta segunda-feira (17) Franklin José Quijada Rodriguez a 25 anos de prisão em regime inicialmente fechado pelos crimes de homicídio qualificado e participação em organização criminosa. A Promotora de Justiça Jeanne Sampaio apresentou a acusação durante o julgamento.
O crime ocorreu em maio de 2021, no bairro São Vicente. Segundo a denúncia, Franklin encomendou a morte de Miguel Angel Alviarez Bompart, que foi executado dentro da própria casa por um comparsa da facção com diversos disparos de arma de fogo. As investigações da Delegacia Geral de Homicídios apontaram que o assassinato foi motivado por disputa de território ligada ao tráfico de drogas.
Os autos também indicaram que Franklin era considerado um dos líderes do “Tren de Aragua” em Boa Vista e que tinha várias passagens pela polícia. Nas redes sociais, ele aparecia exibindo armas ao lado de outros integrantes do grupo que atuam principalmente na região da Rodoviária Internacional.
Durante o julgamento, o réu admitiu ter utilizado uma identidade falsa e informou seu nome verdadeiro: Kevin Antonio Reinales Bastardo, nascido em 8 de abril de 1997, em Puerto La Cruz, na Venezuela.
A promotora Jeanne Sampaio afirmou que a decisão dos jurados representa a resposta da sociedade contra ações criminosas dessa natureza e reforça a necessidade de fortalecimento das instituições de segurança e Justiça para garantir proteção à população.
Conforme informações das autoridades, o “Tren de Aragua” atua em vários países por meio de uma estrutura hierárquica organizada e descentralizada, composta por subgrupos especializados. A facção aproveitou a crise migratória venezuelana para ampliar sua atuação e está relacionada a homicídios e tentativas de homicídio registrados em Roraima.







