Foto: CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, anunciou nesta semana que o impedimento semiautomático será adotado oficialmente a partir da edição 2026 do Campeonato Brasileiro. A novidade foi divulgada durante a reunião que marcou o início dos trabalhos do Grupo de Trabalho da Arbitragem, criado para modernizar e profissionalizar o setor no país.

“Nosso olhar é para o futuro. Essa nova gestão está investindo pesado em tecnologia. O sistema de VAR que utilizamos já é um dos mais modernos do mundo. Mas queremos mais. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Brasileirão, o impedimento semiautomático será implementado”, afirmou Xaud.

A Genius Sports, empresa que atua com a FIFA, as federações da Argentina e Inglaterra, além de diversas ligas nacionais, será a responsável pela implantação da nova tecnologia.

O encontro contou com representantes de clubes da Série A, como Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Juventude, Mirassol, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos, Sport, São Paulo, Vasco da Gama e Vitória. Da Série B, participaram Athletico Paranaense, Atlético Goianiense, Criciúma, Ferroviária, Goiás, Remo e Vila Nova.

Também estiveram presentes dirigentes de federações estaduais de todo o país, incluindo Amazonas, Bahia, Ceará, Santa Catarina, Espírito Santo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, São Paulo, Roraima e Sergipe.

Com o novo sistema, a CBF espera reduzir o tempo de checagem dos lances e aumentar a precisão das decisões de impedimento, alinhando o futebol brasileiro aos principais campeonatos do mundo.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here