A nadadora amazonense Kathleen Manoella, de 18 anos, integrante da equipe roraimense Aquática Marinho, conquistou três medalhas e dois troféus em provas de águas abertas disputadas entre os dias 6 e 8 de novembro, na Ilha do Pavão, em Porto Alegre (RS). Ela garantiu a prata nos 3 km do Brasileiro de Águas Abertas e os ouros nos 4 km e nos 2,5 km da Copa do Brasil, tornando-se campeã geral feminina e campeã júnior nas duas provas.
Com temperaturas baixas, chuva e vento, Kathleen Manoella alcançou larga vantagem sobre as adversárias na prova de 2,5 km, que fechou sua participação no evento.
A atleta avaliou o desempenho nas três provas. “Sensação incrível, uma adrenalina contagiante, um momento especial na carreira. Essa vitória tem como prova de todo um trabalho e cota de sacrifício nos treinamentos”, afirmou Kathleen Manoella.
Treinada por Teca Marinho, técnica da Aquática Marinho, Manu recebeu elogios pela evolução e potencial esportivo. “Dona de um talento incrível e diferenciado, é uma das atletas mais talentosas que já passaram pelas minhas mãos. A Manu tem um foco impressionante e vai trazer muitas medalhas para Roraima e Amazonas. É uma promessa de grandes títulos e conquistas. Tem qualidade para nadar até mesmo entre as grandes atletas do planeta”, declarou a treinadora.
Natural do bairro Cidade Nova, em Manaus, Kathleen Manoella iniciou na natação aos quatro anos, motivada por uma crise asmática. Primeiro competiu pela equipe Pedro Nicolas, na capital amazonense, e entre 2018 e 2024 migrou para a Aquática Marinho, passando a representar também Roraima.
“Infelizmente por falta de apoio esportivo dentro do estado do Amazonas, falta de incentivo e patrocínio, tivemos essa mudança para a Aquática Marinho de Roraima”, disse a atleta.
Ela também relembrou o início no esporte. “Sou muito grata ao esporte e à natação, desde lá para cá nunca mais tive uma crise de asma. Me sinto bem, com sensação que a natação salvou minha vida”, completou Manu.
Próximas competições
Convocada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Kathleen Manoella embarca para Cochabamba, onde disputará a Copa Pacífico de Natação. Após o retorno ao Brasil, na segunda quinzena de novembro, segue para Salvador (BA), onde competirá na última etapa do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil de Águas Abertas.








