A semana ganhou outro ritmo no Centro de Acolhimento ao Autista Teamarr da Assembleia Legislativa de Roraima. As crianças com TEA entraram em um ambiente onde cor, história e movimento viram porta de entrada para alimentos que muitas vezes eram recusados. Tudo faz parte da oficina “Cozinha do Saber”, pensada para apresentar sabores de um jeito leve e curioso.
A equipe criou uma amarelinha colorida que virou o ponto alto das atividades. A nutricionista Julyane Marques explica que cada avanço no jogo abre espaço para conhecer um alimento diferente.
“Fizemos uma amarelinha com cores e cada cor que a criança selecionar a gente pede para ela provar um alimento característico dessa cor. A intenção é fazer com que elas se aproximem do alimento durante o brincar e aceitem provar até mesmo comer de uma forma bem afetiva”, disse.
As cores também aparecem nas histórias contadas pela psicopedagoga Tatyane Sousa. Ela usa personagens e hábitos alimentares de animais para envolver as crianças. “Com a contação de histórias que envolvem as cores mostramos o que os animais comem trabalhamos o cognitivo da criança a atenção e também a degustação. A parte comportamental interfere bastante nessa seletividade alimentar”, contou.
Os resultados já começam a aparecer. Henry Pio de nove anos celebrou a experiência. “A história envolvia animais que comiam frutas. Fizemos uma brincadeira e uma salada de frutas. As cores que acertei foram amarelas e vermelhas. Comi banana e tomate”, relatou. Agatha de doze anos entrou no jogo das cores e experimentou cenoura e batata doce durante as dinâmicas.
A programação das oficinas segue por módulos semanais. A primeira etapa apresentou as cores dos alimentos. A semana atual trabalha a “Cozinha do Saber”. Depois virão atividades sobre rotina alimentar e organização visual. A última fase será dedicada a pais e responsáveis com orientações para aplicar as práticas em casa durante o recesso escolar.
O Teamarr atende de segunda a sexta das oito às dezoito horas. O serviço oferece apoio pedagógico psicológico terapêutico e social e funciona na avenida Santos Dumont número mil cento e noventa e três no bairro São Francisco.








