Alunos do curso de especialização em Geografia da Universidade Estadual de Roraima (UERR) utilizaram, neste sábado (30), a realidade virtual dentro de sala de aula. Os estudantes experimentaram uma aula imersiva, onde puderam ser transportados para dentro de um documentário, que contava a história do desastre em Mariana, no estado de Minas Gerais.
O professor Osvair Mussato conta que o objetivo da aula foi capacitar os alunos a utilizarem novas tecnologias em sala de aula, como já é feito em países da Europa. Além da realidade virtual, os alunos exploraram tecnologias inovadoras como a realidade aumentada, e aprenderam a utilizar sites e plataformas na internet como uma forma de inovar o ensino.
“Não vai demorar muito até que essas tecnologias estejam acessíveis nas escolas de Roraima, pois são ferramentas de fácil acesso, que despertam o interesse e a curiosidade dos alunos”, contou o professor.
Alguns alunos desconheciam a tecnologia, e ficaram encantados com a riqueza de detalhes que a realidade virtual proporciona e com a facilidade do acesso.
A tecnologia de realidade virtual é muito usada no mundo dos jogos digitais, e com o passar do tempo, ela tem se tornado mais barata. Hoje, um óculos VR pode ser comprado por menos de R$ 20, e isso tem facilitado a aplicação da tecnologia de várias formas.