Foto: Casa Civil

Equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio da Força Nacional e do Ibama, destruíram uma aeronave de pequeno porte utilizada na logística do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A ação ocorreu esta semana na região do Apiáu, área estratégica para rotas clandestinas que abastecem o garimpo com combustível, mercadorias e maquinário. A operação integra as ações permanentes do Governo Federal coordenadas pela Casa de Governo em Roraima.

A aeronave de matrícula PU-MKT havia sido localizada na segunda-feira (13) e permaneceu sob monitoramento até a chegada dos agentes do Ibama, no dia seguinte, que realizaram a destruição controlada do equipamento. As equipes também atuaram para evitar a propagação de fogo na vegetação e isolar a área até a conclusão da operação.

Durante o deslocamento operacional as equipes receberam informações sobre possíveis rotas de abastecimento aéreo clandestino na região, que incluíam áreas usadas para ocultação de combustível e pistas improvisadas nas proximidades da estrada vicinal 15. As informações foram encaminhadas à Polícia Judiciária (PJFN) para apuração.

As equipes também realizaram inspeções terrestres em outras estradas vicinais na região do Apiáu, Roxinho e Campos Novos, corredores logísticos usados historicamente pelo garimpo para transporte de combustível, ferramentas, mantimentos e maquinário utilizados nas frentes ilegais de exploração.

Desde a abertura da Casa de Governo em Roraima em março de 2024 o Governo Federal mantém uma política permanente de combate à logística do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Ao todo, 34 aeronaves foram inutilizadas, 8 apreendidas e 62 pistas clandestinas destruídas além de 7.623 ações integradas realizadas na região. As operações já impuseram mais de R$ 511,6 milhões em prejuízo ao garimpo ilegal comprometendo financeiramente a rede criminosa que atua no território.

Com o encerramento da ADPF 709 no Supremo Tribunal Federal, o Governo Federal reforça que as ações de proteção e combate ao garimpo na Terra Indígena Yanomami não serão interrompidas. As operações seguem com plano de manutenção permanente garantindo vigilância contínua, presença das forças de segurança e continuidade das ações humanitárias e ambientais.

A ação integrada na Terra Indígena Yanomami segue em execução com foco na proteção territorial na defesa da vida e na preservação do modo de vida indígena.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here