A exposição “Luzes e Sombras da Amazônia Brasileira” estará aberta ao público de 8 a 11 de outubro, das 8h às 22h, no Teatro Municipal de Boa Vista. A mostra reúne 30 obras que retratam as cores, formas e paisagens da Amazônia, com foco especial na natureza de Roraima. O evento tem parceria da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).
Em sua terceira edição, a exposição apresenta fotografias de 90 x 120 centímetros, capturadas pelo artista Pablo Sérgio, que busca traduzir em imagens a delicadeza e a diversidade da região. A mostra teve início em 2024 na Assembleia Legislativa e já percorreu diferentes espaços culturais de Boa Vista, como o Amazontech, realizado em setembro no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR).
“A exposição tem como proposta resgatar as imagens da nossa região dentro de um contexto da Amazônia brasileira, mas preservando as peculiaridades do nosso regionalismo. A ideia é que possamos refletir e valorizar as nossas características locais”, explicou Pablo Sérgio.
O fotógrafo destacou ainda que a proposta das obras é provocar uma conexão emocional com o público.
“Todas as minhas fotografias artísticas provocam uma reflexão, uma introspecção que leve a uma serenidade e a uma paz interior de quem observa cada quadro, cada imagem”, acrescentou.
Pablo Sérgio também agradeceu o apoio institucional recebido para a realização do projeto.
“Esse olhar da Assembleia Legislativa na valorização da produção artística cultural de nosso estado é muito importante, porque não é fácil ser artista aqui em Roraima. Com esses apoios, a gente se sente mais motivado a seguir em frente e dar publicidade ao nosso trabalho”, afirmou.