Com a intensificação do calor em Roraima, cresce também o uso de equipamentos para amenizar as altas temperaturas, o que impacta no maior consumo de energia elétrica. Para o consumidor, isso pode se tornar um pesadelo no final do mês, como aconteceu com o empresário Guilherme Nascimento, morador de Boa Vista, que foi surpreendido ao receber a conta de energia de setembro no valor de R$ 860. O Procon Assembleia faz um alerta importante para evitar surpresas desagradáveis como essa.
“Quando chegou a conta, levei um susto. Antes, a gente pagava em torno de R$ 500, R$ 600, mas agora veio R$ 860. E olha que estamos conscientes de que usamos bastante, mas esse valor impacta demais. Em casa, tem duas centrais [de ar condicionado] ligadas direto, porque temos um bebê pequeno que não aguenta o calor. No nosso escritório também não tem como trabalhar sem ar-condicionado. Só que esse custo está ficando inviável”, reclamou.
Com o aumento do valor da conta de energia, o empresário já considera reduzir o horário de funcionamento do escritório ou até mesmo migrar parte do atendimento para o sistema home office. “Em casa, dá para ligar só o ventilador, segurar um pouco o calor. A gente tem que se adaptar, fazer sacrifícios, porque esse valor de R$ 860 representa quase 70% de um salário-mínimo. Pesa muito no orçamento de qualquer família”, frisou.
Diante da situação enfrentada pelo empresário e por tantos outros consumidores, o Procon Assembleia faz um alerta. “É importante verificar o quanto está sendo consumido em quilowatts e comparar com o valor total da conta. O consumidor pode fazer esse cálculo com base na tarifa vigente e, caso encontre alguma inconsistência ou não compreenda a cobrança, deve procurar o Procon Assembleia. Estamos prontos para orientar e, se necessário, intermediar reclamações”, explicou o diretor do Procon Assembleia, Aldo Carvalho.
Ele também orienta que muitas famílias podem ter direito à Tarifa Social de Energia Elétrica, prevista em lei federal, que concede descontos na conta de energia elétrica. O benefício é destinado a famílias de baixa renda que estejam inscritas em programas sociais, como o Bolsa Família, beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) e pessoas com deficiência que utilizem aparelhos elétricos de forma contínua.
“Infelizmente, vivemos num estado com temperaturas muito altas. O uso de climatizadores acaba sendo uma necessidade, não um luxo. Mas o consumidor pode buscar alternativas, como a substituição por aparelhos mais econômicos, com tecnologia inverter, e o desligamento de equipamentos em horários em que não estão sendo usados”, acrescentou.
Novas tarifas
Com a recente conclusão da interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio do Linhão de Tucuruí, muitos consumidores têm questionado se o aumento nas faturas já seria reflexo dessa mudança. Em nota oficial, a Roraima Energia, empresa responsável pela distribuição no estado, esclareceu que ainda não houve nenhuma alteração nas tarifas praticadas.
“O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já declarou a operação comercial da interligação de Roraima ao SIN. No entanto, até o momento, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) ainda não comunicou a data de início da aplicação das novas regras tarifárias, como a cobrança das Bandeiras Tarifárias. Ou seja, até agora, nada muda para o consumidor”, informa a distribuidora.
A Roraima Energia também explicou que, quando a ANEEL oficializar a nova etapa da operação, o estado passará a adotar o sistema de bandeiras tarifárias, sistema já vigente em outras regiões do país, que sinaliza o custo da geração de energia em determinado período. No entanto, a tarifa base continuará a mesma até uma nova revisão tarifária prevista para janeiro de 2026.
Procon Assembleia
Presidido pela deputada Tayla Peres (Republicanos), o Procon Assembleia tem a missão de proteger, defender e orientar a sociedade, por meio do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Entre os serviços oferecidos estão orientações presenciais em centros comerciais, capacitações para comerciantes, distribuição de panfletos informativos e conciliação entre consumidores e vendedores em casos de reclamações protocoladas.
Os atendimentos presenciais ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na sede, localizada na avenida Ataíde Teive, nº 3510, bairro Buritis, ou na sala 306 do Fórum da Cidadania, no bairro Mecejana (antigo Palácio Latife Salomão). O Procon Assembleia também atende pelo WhatsApp (95) 98401-9465 ou pelo endereço eletrônico al.rr.leg.br/procon/.