O Senado Federal instalou a Frente Parlamentar em Defesa das Terras Raras Brasileiras, órgão suprapartidário que terá a missão de discutir estratégias para a exploração sustentável desses minerais, considerados críticos para a transição energética e o desenvolvimento tecnológico do país.
De acordo com o Projeto de Resolução aprovado, a frente terá como objetivos promover o debate sobre a exploração sustentável das terras raras, estimular a industrialização no Brasil, incentivar pesquisa e inovação e articular a criação de um Plano Nacional de Terras Raras. A intenção é que o país não se limite à exportação de matéria-prima bruta, mas avance em toda a cadeia produtiva, agregando valor e gerando empregos qualificados.
Apesar de nenhum senador de Roraima ter assinado a criação da frente — uma das etapas iniciais do processo legislativo, o estado passou a ter representação no grupo. Os senadores Chico Rodrigues (PSB) e Mecias de Jesus (Republicanos) agora integram a frente parlamentar e atuarão como relatores nos trabalhos da comissão.
A participação dos parlamentares roraimenses é considerada estratégica diante do recente estudo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), que identificou altas concentrações de terras raras em Caracaraí, no Sul do estado. O levantamento apontou potencial para a existência de jazidas de elementos como o ítrio, metal utilizado na produção de equipamentos eletrônicos, o que pode projetar Roraima no mapa da mineração de minerais críticos.
Com a frente instalada, a expectativa é de que o Brasil fortaleça sua posição internacional na cadeia de fornecimento desses recursos, reduzindo a dependência de mercados monopolizados e garantindo exploração com segurança jurídica, inovação e sustentabilidade.
Errata: Erramos ao dizer que nenhum senador de RR integrava a nova Frente. Em um primeiro momento a reportagem errou ao confundir a lista de senadores que assinaram a criação da Frente Parlamentar. Nesta, nenhum parlamentar de Roraima, de fato, assinou o documento que cria o grupo. Porém, na lista de integrantes da frente havia dois senadores por Roraima: Chico Rodrigues (PSB) e Mecias de Jesus (Republicanos). Ambos serão relatores. Pelo equívoco, pedimos desculpas.