Foto: Reprodução/Semuc BV

Boa Vista celebrou o Dia Nacional do Surdo, nesta sexta-feira (26), com um evento que uniu esporte, lazer e inclusão: a 1ª Corridinha Setembro Azul. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) no Complexo Ayrton Senna, a atividade reuniu 35 estudantes das escolas polos bilíngues, que correram, brincaram e receberam medalhas como símbolo da vitória da inclusão.

O tema escolhido para a primeira edição, “Transcendendo os muros da escola”, reforçou o protagonismo das crianças surdas e encerrou a programação da semana alusiva ao Setembro Azul — campanha nacional voltada à valorização da cultura surda no Brasil.

Conquista simbólica

Os alunos das escolas Ana Sandra Nascimento, Emília Rios, Luiz Canará, Newton Tavares, Hilda Franco, Laucides Inácio Oliveira e Francisco Bríglia percorreram o trajeto acompanhados de seus professores e, ao final, celebraram com medalhas e diversão na fonte interativa.

De acordo com a secretária adjunta da SMEC, Meiry Jane Gomes, a corrida representa mais do que lazer. “Essas ações fortalecem o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, além de promoverem momentos de celebração e valorização da comunidade surda”, destacou.

Entre os participantes, a estudante Rosimar Milagres, de 9 anos, expressou em Libras a alegria de estar no evento. “Eu gostei muito de participar da corrida durante a semana, mas principalmente hoje. Foi ótimo correr, brincar com os meus amigos e professores”, disse.

Para a professora Iolanda Viana, da Escola Ana Sandra, que há mais de 20 anos atua na educação de pessoas surdas, a atividade reafirma direitos. “Precisamos garantir que as crianças aprendam Libras e cresçam conscientes de seus direitos. Meu sentimento é de gratidão por vivenciar esse processo de inclusão”, afirmou.

Semana especial

A Corridinha Setembro Azul integrou uma série de atividades desenvolvidas ao longo da semana pelas escolas bilíngues, como passeio em shopping e o projeto Soletralibras 2025, sempre com foco na interação entre estudantes e comunidade.

Com isso, Boa Vista reafirma o compromisso de dar visibilidade à cultura surda e criar espaços onde a inclusão é celebrada como parte da cidadania.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here