Um levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) apontou falhas na fiscalização e na gestão do trânsito em estados da Amazônia Legal, incluindo Roraima. O estudo destacou a baixa incidência de autuações em algumas categorias, como transporte irregular de crianças, o que pode indicar subnotificação.
De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Roraima (Detran-RR), apenas no mês de julho de 2025 foram registradas 2.938 infrações por falta do cinto de segurança. Outras ocorrências com números expressivos foram: 1.161 casos de direção sem CNH/PPD/ACC, 804 por uso de celular ao volante e 264 autuações por alcoolemia. Também foram contabilizados 158 registros de transporte irregular de crianças.
O estudo nacional foi elaborado com base em 34 indicadores construídos a partir de dados de órgãos como a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), Departamento de Informática do SUS (Datasus), IBGE, CNT, PRF e Detrans. A pesquisa classifica os estados da Amazônia em pilares como fiscalização, educação e mortalidade no trânsito.