Boa Vista deve passar por uma das maiores transformações na área de educação infantil do país. Nesta segunda-feira (22), em Brasília, o prefeito Arthur Henrique assinou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) que permitirá a construção de até 34 novas escolas de ensino infantil.
A iniciativa marca a primeira PPP da Prefeitura de Boa Vista e deve avançar para leilão no início de 2026, após estudos técnicos da consultoria Ernst & Young. Pelo modelo, o investimento inicial fica sob responsabilidade da iniciativa privada, enquanto a gestão pedagógica continua sendo de atribuição do município.
Segundo Arthur Henrique, o objetivo é ampliar o número de vagas, atender crianças de 0 a 5 anos e eliminar a lista de espera.
“Boa Vista é a capital que mais cresce no país e precisa garantir acesso universal às creches públicas. Esse é um dos maiores investimentos em educação infantil no Brasil e vai permitir que a gente cumpra o Plano Nacional de Educação”, destacou o prefeito.
Desde 2021, a atual gestão já construiu e ampliou mais de 30 escolas e creches. Outras quatro unidades estão em fase de conclusão e um novo pacote, anunciado na semana passada, prevê a construção de seis novas unidades. A expectativa é que a PPP represente a maior expansão educacional já registrada na cidade.