O empresário do garimpo, Rodrigo Cataratas (PSD), político e líder do movimento garimpeiro em Roraima, fez uma série de acusações contra a deputada federal Helena da Asatur (MDB-RR) nas redes sociais nesta quarta-feira (17). O empresário, que hoje possui toda sua estrutura de garimpo montada na Guiana, depois do governo Lula (PT) e das operações da Casa de Governo em Roraima,
“Decepção, votou as pautas do Lula, sempre de olho nos contratos com o governo e ainda fez aquela traição na pauta da Anistia. Colocou o nome com Nikolas Ferreira (PL-MG), pousou na foto e depois retirou a assinatura. Resumindo, político melancia…”, disparou Cataratas logo após a votação da PEC da blindagem, a qual Helena votou a favor.
A deputada por Roraima respondeu: “Você é suspeito, né”.
Por fim, o líder do movimento garimpeiro rebateu. “Suspeito só se for de falar as verdades, de defender os garimpeiros e de lutar pelo empreendedor. Jamais de manchar a pátria. Agora, se é pra falar de suspeita, melhor lembrar das tuas votações sempre alinhadas com o Lula. Eu sou suspeito de defender quem trabalha, nunca de trair o Brasil”, concluiu.
A deputada não respondeu mais ao empresário.
Votação da Anistia
A urgência da votação da Anistia contra os envolvidos no 8 de janeiro foi aprovado sem o voto da deputada Helena da Asatur, na noite nesta quarta-feira (17). A deputada não estava em plenário.
Em abril deste ano, Helena Lima foi a única parlamentar de Roraima a não assinar o PL da Anistia.
Inicialmente, a deputada havia assinado o requerimento, mas decidiu retirar seu nome momentos antes do protocolo final. A mudança de postura ocorreu após a repercussão negativa do tema nas redes sociais.
Uma semana antes, Helena chegou a aparecer em um vídeo ao lado do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), um dos principais defensores da anistia. Com a repercussão, a parlamentar apagou o vídeo e limitou os comentários em suas redes sociais.