Viaturas da Força Nacional e da ANTT posicionadas ao lado da base montada na Vicinal 2, em Samaúma, no municipio de Mucajaí - Foto: Bruno Mancinelle/Casa de Governo.

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados discutirá, nesta quinta-feira (18), as ações da Casa de Governo voltadas ao combate ao garimpo ilegal. Também serão discutidas denúncias de abusos cometidos em Roraima contra moradores e servidores públicos na região dos municípios de Mucajaí e Alto Alegre, especialmente na Vila Samaúma.

A Casa de Governo foi criada pela União, em 2024, para gerenciar a atuação integrada de órgãos como Polícia Federal, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e vários ministérios.

Em 13 de agosto, o deputado estadual Armando Neto (PL), usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima para tornar o caso público.

“Essa mesma Casa de Governo que vem para coibir o garimpo, para moralizar o Estado brasileiro, essa mesma Casa de Governo que vem para manter a ordem, é a mesma Casa de Governo que está fazendo o oposto da sua obrigação”, denunciou o parlamentar.

A discussão de hoje em Brasília foi um pedido do deputado Stelio Dener (Republicanos-RR).

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here