De 12 a 19 de setembro, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima (UFRR), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove um mutirão de saúde indígena. A iniciativa faz parte do Ebserh em Ação, promovido em parceria com o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde. Esta é a primeira vez que o HU-UFRR participa da mobilização nacional.
Durante a ação, são ofertados exames de imagem (raio-x, tomografia e ultrassonografia) a pacientes indígenas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas e das Casas de Saúde Indígena Yanomami e Leste Roraima. “Essa iniciativa da Rede Ebserh tem por objetivo diminuir as filas de atendimento. Nossa expectativa é realizar 120 exames de imagem nesse período”, destacou a gerente de Atenção à Saúde do HU-UFRR, Ana Nery Oliveira.
O vice-reitor da UFRR no exercício da Reitoria, professor Silvestre Lopes da Nóbrega, acompanhou o mutirão e parabenizou a Ebserh pela iniciativa. “É um grande mutirão de saúde no País inteiro. Aqui em Roraima, especialmente, estamos com atendimento de exames especializados para a população indígena, na nossa Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas, a primeira do Brasil”, afirmou.
Zenaide Peres, indígena da etnia Macuxi, é orientadora de serviço do PET Saúde Indígena da UFRR. Ela reforçou a importância da mobilização para o atendimento das demandas de saúde dos povos indígenas. “[O mutirão] vai nos ajudar a suprir uma demanda reprimida, e os principais beneficiários são os nossos povos. E a Universidade tem aberto portas para que nossos estagiários do PET Saúde Indígena atuem aqui [no Hospital Universitário] e participem desse momento”, disse.
Pela saúde pública
A segunda edição de 2025 do Ebserh em Ação foi realizada no mês de celebração pelos 35 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com essa mobilização, a Rede Ebserh realizou mais de 34 mil atendimentos em todo o país, superando os 12.464 da primeira edição do mutirão deste ano, em 5 de julho. Para dezembro, mês de aniversário dos 14 anos da Ebserh, está sendo programada mais uma edição do mutirão em rede.