Foto: Agência Brasil

A partir deste sábado (20), o Defesa Civil Alerta começa a operar em Roraima com envio de mensagens de teste para celulares em Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza. A iniciativa marca a estreia do sistema no estado e cumpre o compromisso do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, de nacionalizar a ferramenta e ampliar a proteção da população em situações de risco.

Os alertas serão disparados pelas defesas civis estaduais, após comando do ministro Waldez, que estará no Amapá durante a ativação. Em Brasília, jornalistas poderão acompanhar em tempo real o lançamento pela sala de controle virtual do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). Também participam do processo representantes da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), da Anatel e das operadoras de telefonia.

Além de Roraima, o sistema também será ativado no Amapá, onde serão contemplados os municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho. No Amazonas, participam Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba. No Acre, os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão. No Pará, Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí. No Tocantins, Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã. E em Rondônia, Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.

O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar notificações de emergência em áreas de risco iminente. As mensagens aparecem de forma destacada na tela e podem soar mesmo em modo silencioso. O serviço é gratuito, não exige cadastro prévio e depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos aparelhos com as redes 4G ou 5G.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here