Em pronunciamento no Plenário na quarta-feira (10), o senador Chico Rodrigues (PSB-RR) registrou o início dos testes de energização do Linhão de Tucuruí, que conecta Manaus a Boa Vista. Naquele dia, mais cedo, Lula (PT) fez a inserção de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Segundo o senador, a obra encerra o isolamento energético de Roraima e marca a entrada definitiva do estado no SIN. O parlamentar destacou que a medida representa alívio nos custos de geração e maior segurança no fornecimento de energia.
“A expectativa é de redução expressiva de custo de geração. Alívio no bolso de todos os consumidores brasileiros e maior confiabilidade no fornecimento de energia para famílias, empresas e serviços públicos do estado de Roraima”, declarou.
Chico Rodrigues lembrou que o empreendimento foi licitado em 2011 e deveria ter sido concluído em 2015, [gestão Dilma Rousseff (PT)] mas enfrentou mais de uma década de entraves ambientais.
Ele citou que o projeto seguiu o traçado da BR-174 para evitar desmatamento, contou com participação direta do povo indígena waimiri-atroari e utilizou tecnologias como içamento de cabos por drones, o que, segundo ele, reduziu os impactos ambientais e tornou a obra referência em conciliação entre preservação e desenvolvimento.
“Essa conquista encerra um ciclo de isolamento e inaugura uma nova etapa de oportunidades para Roraima. Energia estável e de qualidade significa atrair investimentos, fortalecer a produção local, gerar empregos e melhorar a vida das famílias roraimenses. Significa também maior soberania energética nacional, reduzindo a dependência de geração cara e instável para a nossa população. Celebramos, não apenas uma obra, mas um símbolo da integração nacional”, afirmou.