O I Festival Coisas das Hermínias será realizado no dia 27 de setembro, das 8h às 12h, no Colégio Estadual Militarizado Doutor Hitller Brito de Lucena, no bairro Nova Cidade, em Boa Vista. A iniciativa gratuita vai reunir quarenta mulheres empreendedoras, que fazem da arte, do artesanato, da moda e da gastronomia seu principal meio de vida, em um espaço para fortalecer a economia criativa e gerar novas oportunidades de renda.
Financiado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de 2025, do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), o evento será aberto ao público roraimense e terá programação diversificada, com exposição de produtos, serviços gratuitos e atividades culturais.
A idealizadora do festival, Débora Cristina Sousa, de 42 anos, atua no ramo de confeitaria há mais de 22 anos e afirma que o evento nasceu como uma homenagem às mulheres que empreendem e transformam a vida em arte.
“As Hermínias são inspirações vivas, mulheres fortes, empoderadas, criativas, que cuidam, empreendem e conseguem fazer da vida uma verdadeira arte. Esse projeto é uma homenagem a todas elas, que mesmo no anonimato não deixam de ser extraordinárias”, disse.
Segundo Débora, a ideia foi inspirada na peça teatral Minha Mãe é uma Peça, interpretada por Paulo Gustavo, falecido em 2021, vítima da Covid-19.
“São empreendedoras anônimas que terão a oportunidade de expor para toda a sociedade os seus talentos. O processo de seleção delas foi bem criterioso, feito por meio do aplicativo de relacionamento Instagram, no endereço eletrônico @festival_herminias”, explicou.
Além das exposições, o festival vai oferecer serviços gratuitos à comunidade, como cortes de cabelo femininos e masculinos, manicure, limpeza de pele, sorteio de brindes, massagens terapêuticas, aplicação de ventosa, doação de mudas de plantas ornamentais, atendimentos jurídicos e psicológicos, doação de perucas para mulheres com câncer, aulas de defesa pessoal e dança, oficinas de arte em pasta americana, biscuit, colocação de bobs de cabelo, entre outros.