Deputado Duda Ramos (MDB-RR). Foto: reprodução / redes sociais

Pelo terceiro ano consecutivo, o deputado Duda Ramos (MDB-RR) foi escolhido o melhor deputado de Roraima. O prêmio Congresso em Foco, o mais importante da política brasileira, foi anunciado na noite desta quinta-feira (20).

“Como deputado federal, me empenho em garantir a integridade do Estado, valorizar a família, melhorar a educação e impulsionar o desenvolvimento econômico de Roraima. Juntos, trabalharemos por um futuro próspero e justo”, declarou Duda.

O sistema de votação foi auditado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que atestou em documento a lisura do sistema. Além do público, também definiram os melhores na Câmara e no Senado um júri especializado e jornalistas que cobrem o Congresso.

Nascido em Benjamin Constant (AM) em 1974, Duda Ramos é empresário e foi eleito deputado federal em 2022. Desde então, se destacou como um dos parlamentares mais ativos de Roraima, figurando entre os que mais apresentaram proposições no país.

Na Câmara, atua em comissões ligadas à educação, transporte, direitos humanos, meio ambiente e energia. Sua atuação busca equilibrar crescimento econômico e fortalecimento de políticas sociais para o Estado.

O prêmio

É uma iniciativa do Congresso em Foco, criada em 2006, que reconhece e valoriza a atuação de excelência de deputados e senadores. A ideia é destacar quem exerce o mandato com ética, compromisso democrático, transparência e atenção ao interesse púbico.

Quem pode concorrer?

Deputados e senadores que:

  • tenham exercido o mandato por pelo menos 60 dias até 31 de maio de 2025;
  • não tenham condenações definitivas na Justiça nem por improbidade;
  • não respondam a processos por crimes como violência doméstica, racismo, homofobia ou contra o Estado Democrático de Direito;
  • não tenham feito apologia à tortura ou à violência.

Como são escolhidos os vencedores?

O processo combina três olhares diferentes:

  • Voto popular online – aberto a toda a população (junho a julho), auditado externamente.
  • Votação de jornalistas especializados – repórteres que cobrem o Congresso indicam os mais atuantes.
  • Avaliação de júri técnico – formado por representantes da academia, setor empresarial, trabalhadores, sociedade civil e do Congresso em Foco.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here