Os deputados estaduais aprovaram requerimentos na sessão desta terça-feira (12), realizada no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas. Entre os pedidos, iluminação do prédio da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALERR) em homenagem ao “Agosto Lilás”.
A ação faz parte da campanha “Agosto Lilás”, que busca promover o debate sobre a violência contra a mulher. O Requerimento n° 108/2025 foi acatado pelos deputados.
O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) parabenizou a iniciativa e colocou a Assembleia Legislativa à disposição de ações que visam o enfrentamento da violência contra a mulher.
“Felicito a deputada Catarina Guerra por trazer essa importante bandeira junto com os demais deputados, bem como a Mesa Diretora, que sempre se mostrou sensível a esta causa. Não podemos esquecê-la e devemos, a todo momento, dar ênfase a essa causa e conclamar toda uma rede de proteção, como os Poderes, a sociedade, a mídia e as demais instituições. Infelizmente, os índices continuam altos e isso é inaceitável. Quero colocar esta Casa à disposição para somar forças para este enfrentamento”, reforçou Sampaio.
Sessões especiais
Também foi aprovado pela Casa Legislativa o Requerimento n° 109/2025, de autoria do deputado Isamar Júnior (Podemos), que vai homenagear os 110 anos de fundação da igreja ADBrasil em Roraima. A sessão especial deve ocorrer no dia 28 de agosto, a partir das 9h, no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas.
“A ADBrasil completa 110 anos em Roraima, levando a Palavra de Deus aos quatro cantos do estado. Cada município, vila, onde tem gente, a igreja está presente. Então, queria fazer essa homenagem no dia em que ela completa mais de um século de atuação”, defendeu o parlamentar durante a sessão.
Ainda sobre as decisões de hoje, o pleno aprovou o Requerimento n° 116/2025, que trata da realização de sessão especial itinerante “Mulheres que Inspiram”, evento a ser promovido pela Secretaria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Normandia, no dia 15 de agosto, a partir das 19h. A ação é de iniciativa da Deputada Joilma Teodora (Podemos).