Foto: Rodrigo Mello Nunes

Depois de nove anos, o Brasil volta a ter voos diretos para Venezuela. A companhia aérea Gol anunciou o início das operações sem escalas entre o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos , e o Aeroporto Internacional de Maiquetía – Simón Bolívar, que atende a capital, venezuelana, Caracas. Desde o último dia 5 de agosto, a empresa abriu quatro frequências semanais de ida e volta entre os dois aeroportos, às terças, quintas, sábados e domingos.

A aposta da Gol na rota leva em conta o potencial de que o Brasil funcione como um ponto de conexão entre a Venezuela e o Cone Sul. E também os milhões de venezuelanos que migraram para países da América do Sul, nos últimos anos, buscando melhorar sua situação econômica, são potenciais clientes dessa rota.

Nos últimos anos, a operação de companhias estrangeiras na Vezenuela encolheu. Empresas como Lufthansa, Alitalia e Air Canadá anunciaram a suspensão de voos com Caracas entre 2014 e 2016, período em que o governo venezuelano restringiu a compra e saída de dólares do país.

Essa medida impedia que empresas estrangeiras, não só do setor aéreo, mas de todos os demais segmentos, repatriassem seus lucros. Embora ainda hajam algumas restrições, a Venezuela passou por um processo de flexibilização no controle cambial, permitindo maior liberdade no envio de dólares para o exterior.

A nova rota reforça a expansão internacional da companhia, ampliando as conexões entre as principais cidades do continente. No ano passado, a Gol já havia ampliado sua malha internacional em Guarulhos com voos diretos para San José (Costa Rica) e Aruba (Caribe), além de ter aumentado sua oferta para destinos na Argentina, como Buenos Aires/Aeroparque e Córdoba. Com Caracas, a Gol passa a oferecer mais de dez destinos internacionais sem escalas a partir de Guarulhos.

Os voos para Caracas serão feitos com aeronaves Boeing 737 MAX, com capacidade para 176 passageiros na configuração internacional.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here