O sistema elétrico de Roraima segue mantido em 100% por usinas termelétricas locais, pelo 10º dia, segundo informou a Roraima Energia nesta segunda-feira (18).
Apesar da energia ter voltado na Venezuela desde o último dia 13, após um apagão que atingiu todo o país, a empresa responsável pela distribuição no estado informou que a estatal venezuelana Corpoelec “não sinalizou a interligação”.
O estado, que depende da energia do país vizinho há 17 anos, é o único da federação que não faz parte do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Roraima segue mantida por térmicas locais desde o dia 8 de março, após o blecaute na Venezuela que durou uma semana. Ao jornal El Nacional, engenheiros da Universidade Central da Venezuela contaram que um incêndio próximo a uma subestação de energia no estado de Bolívar deu início ao apagão.
A Roraima Energia explicou que as termelétricas têm capacidade para atender todo o estado, continuamente, com uma autonomia de oito dias de combustível.
“O reabastecimento é diário, ou seja, todos os dias é reposto o combustível utilizado no dia anterior. Não há risco de faltar combustível. A autonomia de oito dias nos dá a garantia de mantermos o funcionamento pleno caso haja algum problema de tráfego na estrada Manaus – Boa Vista, impedindo o transporte de combustível”, afirmou a Roraima Energia.